MOSSORÓ

DIFERENTEMENTE DE MUITOS POLÍTICOS EU DIGO SEM FALSIDADE EU AMO A CIDADE DE MOSSORÓ – STPM JOTA MARIA, JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA, JOTA JÚNIOR E JÚLIA MELISSA – MOSSORÓ-RN

SEGUIDORES DO LINK MOSSORÓ

VISUALIZAÇÕES

terça-feira, 31 de agosto de 2010

MOSSORÓ - FUTURA SÃO PAULO NORDESTINA - Veja coloca Mossoró entre 20 ‘metrópoles do futuro

 EU AMO A MINHA QUERIDA E AMADA TERRA DE SANTA LUZIA - MOSSORÓ
A última edição da Revista Veja traz uma série especial de reportagem sobre as cidades que enquadram o grupo de municípios que impulsionam o crescimento do país. Das 233 cidades com população entre 100 mil a 500 mil habitantes, e pujantes no desenvolvimento econômico, apenas seis cidades nordestinas aparecem entre os vinte casos considerados mais interessantes, segundo a própria Veja.
São elas: Barreira (BA), Petrolina (PE), Açailândia (MA), Arapiraca (AL), Campina Grande (PB) e Mossoró (RN). Em comparação apenas com as cidades nordestinas, mais uma vez Mossoró se destaca em relação às demais: temos o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB), com o montante de 2,7 bilhões, na lista onde Campina Grande (PB) aparece na dianteira com 3,1 bilhão de reais.
Outro destaque vem para o índice de crescimento econômico, com uma variação de 7,4% ao ano, superior à média nacional, que é de 3,5% e até mesmo da média entre as cidades emergentes, com 5,4%. Outro ponto positivo para Mossoró diz respeito à renda per capita da cidade, de 11.500 reais, um montante de aproximadamente 950 reais por mês. Esse valor é quase o dobro da cidade de Arapiraca (AL) que, mesmo tendo o maior índice de crescimento entre as cidades do NE, 8,3% ao ano, mantém uma renda per capita de 6.500 reais anuais.
A importância de Mossoró para o Rio Grande do Norte também fica evidente nas páginas em que a matéria destaca as dez vocações econômicas entre as 233 cidades do levantamento. No Estado, apenas a cidade de Parnamirim é citada com destaque no setor do Turismo. Além das cidades, a reportagem também destacou as empresas e grupos empresariais que destinam seus negócios a essas novas cidades. Entre elas, a empresa pernambucana de aviação Noar, é mencionada. A Noar deve iniciar um voo ligando Mossoró a Natal a partir do dia 20 de setembro.
O boom citado pela matéria pode ser ilustrado pelas novas instalações na cidade nos últimos cinco anos. Como o Mossoró West Shopping, que também se instalou na cidade de Juazeiro do Norte (CE); a inauguração da Praça de Convivência, no Corredor Cultural; a chegada de condomínios, como o conglomerado da Alphaville, que esgotou a venda de seus lotes em cinco horas; e a chegada de Universidades, como a UnP, que dobrou sua oferta de cursos.
No texto, o jornalista Leonardo Coutinho dá ênfase à efervescência cultural vivida em Mossoró, tanto que a foto de destaque, do fotógrafo Pacífico Medeiros, é da plateia do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, atribuindo à cultura a formação de "uma boa rede de serviços".
Apenas nos indicadores de saneamento básico, a matéria aponta que 85% dos lares estão atendidos pela rede de esgoto. Na verdade, essa é a meta para ser atendida até 2012 em projetos que ainda estão sendo executados entre a Prefeitura de Mossoró e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Segundo a companhia, a estimativa é que apenas 40% da cidade seja saneada.
IBGE já destacava como capital regional
O levantamento apontado pela Veja se baseou nos dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No entanto, dois anos antes, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) já evidenciava o crescimento de Mossoró com status de capital regional, em decorrência do seu desempenho econômico e da relação com outras cidades da região Oeste.
O conceito de cidade metrópole é estabelecido por lei e, aqui no RN, constituem a região metropolitana as cidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz. Mesmo assim, o conceito conotado pela Veja corrobora com o levantamento na pesquisa de Regiões de Influência no País, do IBGE.
Nela, Mossoró aparece como cidade de segunda hierarquia, o que corresponde às cidades médias com amplo desenvolvimento econômico. O Instituto destacou Mossoró como importante polo administrativo fora do eixo da capital, Natal.
Entre as cidades medianas em pujante crescimento e com estreita ligação com a capital, o IBGE apontava: Campina Grande (PB), Juazeiro-Petrolina (BA-PE), Caruaru (PE), Mossoró (RN), Juazeiro do Norte-Crato-Barbalha (CE), Feira de Santana, Ilhéus-Itabuna e Vitória da Conquista (BA).
FONTE: JORNAL DE FATO (28/08/2000) - JORNALISMO DE VERDADE

2 comentários:

  1. Vai ter até "TREM BALA" Mossoró a Baraúna! Pense aqui sendo uma São Paulo, nunca no Brasil. kkkkkkkk ow povo burro.

    ResponderExcluir
  2. Mossoró possui uma área territorial de 2.103,3 quilômetros quadrados, equivalente a 3,96% sobre o Estado do Rio Grande do Norte e cerca com 10 bilhões de metros cúbicos d’água, assim vejamos: o Castanhão, no município de Alto Santo, com mais de 7 bilhões, Engenheiro Armando Ribeiro, em Assu, com 2 bilhões e 400 milhões; Aluízio Alves, em Apod, com 600 milhões: e Senador Jesse Freire, em Upanema, com 300 milhões, assim sendo, Mossoró tem tudo para num futuro não tão longe, quem sabe, daqui há 100 anos, não ser do tamanho de São Paulo, mas com certeza vai ser a maior do Estado,primeiro, porque água é vida, segundo, enquanto Natal possui apenas 180 quilômetros quadrados e hoje não tem mais zona rural, assim sendo, só pode crescer verticalmente, enquanto Mossoró com seus mais de 2 mil quilômetros quadrados, tanto pode crescer horizontalmente e verticalmente e quem viver verá,com certeza nossos bisnetos vão ver a zona urbana de Mossoró encostar com Tibau, Governador Dix-sept e Baraúna, daí não seremos a SÃO PAULO, e sim, será considerada a SÃO PAULO NORDESTINA

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 20 BLOGS, 1780 LINKS, UM ORKUT, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1806 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

LINKS DE MOSSORÓ

CÂMARAS

QUAL É O CLUBE DE FUTEBOL PROFISSIONAL MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ?

QUAL É A MELHOR UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MOSSORÓ?